Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Ansiedade Parte I

Olá galera que lê o meu blog!!!!

Primeiramente quero agradecer o apoio, a visita e o comentário que cada amigo meu deixou aqui! Não tenho palavras pra expressar, só me resta AGRADECER! Podem ter certeza que não é pra mim. É pra ELE e por ELE! JESUS: O AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ!

Bem queridos leitores do Cotidiano de um Cristão... vou falar num assunto bem cotidiano em nossas vidas. Essa é a primeira parte, mais informativa sobre o assunto. Postei sobre isso porque eu sofria e ainda luto muito contra isso: A ANSIEDADE!
 
De acordo com a Ciência, a ANSIEDADE nada mais é que um sinal de alerta, que permite ao indivíduo ficar atento a um perigo iminente e tomar as medidas necessárias para lidar com a ameaça. Ela pode surgir repentinamente, como no pânico, ou gradualmente, ao longo do tempo, que pode variar de minutos a dias. A duração da ansiedade pode variar de alguns segundos a anos e sua intensidade pode variar do muito leve ao gravíssimo.  Ela é normal em nós humanos. Biologicamente ela é necessária.


A ansiedade é gerada pelo medo excessivo. A diferença entre medo e ansiedade é questão teórica. A ansiedade é uma sensação vaga e difusa que nos leva a enfrentar com sucesso as situações agradáveis ou não. Já o medo, que também é uma reação normal, difere da ansiedade porque é ligado a uma situação ou objeto específico que apresenta perigo, real ou imaginário, e nos leva a evitá-lo.

Porém ela pode se transformar em patológica. A ansiedade anormal ou patológica é uma resposta inadequada a determinado estímulo, em virtude de sua intensidade ou duração. Diferentemente da ansiedade normal, a patológica paralisa a pessoa, traz prejuízo ao seu bem estar e ao seu desempenho e não permite que ele se prepare e enfrente as situações ameaçadoras.

A ansiedade é gerada pelo choque de exigências conflitantes, pela mania de perfeição, por não querer magoar os outros, por impulsos autodestrutivos, por possuir uma auto-imagem ilusória, por medo das críticas, medo de errar, por preocupações excessivas, por inveja do outro e querer ser igual a ele, por atitudes e pensamentos equivocados que aprendemos a partir da infância, entre outros fatores. E de acordo com os médicos, na sociedade atual, 8% dos homens e 20% das mulheres sofrem ou sofrerão de ansiedade. Faz parte da listagem das doenças do mundo moderno, juntamente com a Depressão e Stress. Resumo da obra: doença da alma!


A medicina fala sobre possíveis tratamentos contra a ansiedade sendo geralmente medicamentosos, os famosos “remédios controlados”, em casos de ansiedade generalizada. Em casos mais leves, os médicos recomendam exercícios e boa alimentação.

Vejamos aqui alguns sintomas de ansiedade e identifique se você tem esse problema:
·         Irritabilidade (você se irrita facilmente)
·         Nervosismo (com qualquer coisa você “puxa os cabelos”)
·         “Frio na barriga”
·         Inquietude (você não para um minuto sequer e quando para fica muito cansado)
·         Impaciência (não tem paciência com nada nem com ninguém)
·         Taquicardia (coração acelerado)
·         Tensão muscular (você não consegue relaxar)
·         Insônia ou dorme mal e quando acorda o seu estado é pior do que o dia anterior
·         Dores de cabeça
·         Problemas gástricos (indigestão, azia)


Se você meu caro leitor se identificou com a maioria desses sintomas, então você é um forte candidato a ter esse problema. Porém há solução para combater a ansiedade e não consiste em medicamentos. Não que eu seja contra eles ou as recomendações médicas. Devemos nos cuidar, nos alimentarmos bem, praticarmos exercícios, mas isso não é suficiente.
E, se eu tenho um remédio infalível contra ele e está dentro de mim, porque não usá-lo?

Isso mesmo!  Eu e Você temos esse remédio contra a ansiedade dentro de nós! Estão curiosos pra saber né? Mas esse é assunto para o “Ansiedade parte II”. AGUARDEM!

Que Deus fale mais aos seus corações...

 P.S: Se você meu caro leitor quer contar o seu testemunho ou história de vida, tem alguma dúvida ou quer conversar comigo, tem o MSN: ajudaespiritual2010@hotmail.com ou pelo e-mail: cotidianocristao@gmail.com e fique à vontade!

Fonte de pesquisa: http://emedix.uol.com.br/doe/psi003_1f_ansiedade.php#texto1

3 comentários:

  1. bem informativa mesmo!!e quero muto saber que remédio é esse em!!!!!!rsrsrs, Parabéns foi uma excelente explicação!

    ResponderExcluir
  2. Como assim parte dois?? agora fiquei ANSIOSA pra saber rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria, acho que todos nós em algum momento sofremos com este mal. Como Jesus disse, por mais ansioso que o homem possa estar ele não pode fazer aquilo que cabe somente ao Senhor. Resta-nos fazer a nossa parte e entregar o resto nas mãos do Pai. O blog está ótimo, muito atual.

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz! Comentem!